quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Um gigante que não entrou para a história.


Tenho certeza que você já ouviu falar da luta que aconteceu entre o o pequeno Davi e o Gigante Golias. Uma das histórias mais conhecidas e comentadas da Bíblia.
Hoje, enquanto ministrava no culto de oração na igreja fizemos uma breve reflexão sobre alguns aspectos importantes desta história tão intrigante. A conclusão que chegamos é que ninguém obrigou Davi a lutar contra Golias, ele lu
tou por decisão pessoal. Aliás, quando observamos os detalhes desta narrativa bíblica encontramos até algumas pessoas que tentaram desencorajar Davi de entrar na luta. Daví estava diante da luta de maior desigualdade da história. Ninguém apostaria nada naquele menino franzino diante de um guerreiro tão bem preparado. Entretanto, podemos entender que aquela luta mudou completamente o rumo da vida de Daví. Aquela foi a batalha que consagrou Davi como o exemplo do guerreiro que não se intimida diante das piores circunstâncias. Vemos aqui dois homens que entraram para a história: Davi, o grande vencedor e guerreiro que sabia lutar em nome do Senhor e ele, o Gigante que desafiou e subestimou a coragem de um menino e foi derrotado com apenas uma pedrada. Que vergonha.
Entretanto, quando estudamos a vida de Davi, encontramos um episódio em que ele quase foi derrotado por um gigante que era até insignificante quando comparado a Golias. Esou falando de Isbi-Benobe. Quem? Você nunca ouviu falar? Verdade, este gigante não entrou para a história, apesar de quase ter derrotado a Davi.
As circunstâncias eram outras. (Leia em I Sm 21.15-17) Davi não lutou contra Isbi-Benobe por uma decisão pessoal, este simplesmente estava diante do seu caminho e o pegou desprevenido. Davi estava fragilizado e cansado depois de enfrentar os filisteus. Se não fosse a ajuda de alguns dos companheiros de Davi Isbi-Benobe o teria matado.
Ás vezes isto acontece conosco, o nosso inimigo nos encontra fragilizado e se aproveita das nossas fraquezas e defeitos para tentar nos destruir. São momentos em que parecemos indefesos e, qualquer cilada pode nos deixar em situação complicada. Nestes momentos, podemos contar com companheiros fiéis que nos ajudam e derrotam os inimigos que às vezes nem vemos. Ainda bem que temos amigos assim.
Uma coisa é certa: Isbi-Benobe não entrou e não vai entrar para a história apesar de ter sido uma grande ameaça para Davi.
Ninguém vai se lembrar dele.

Deus abençoe você.

Pr Helio Morais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que legal receber seu comentário!

.