terça-feira, 17 de maio de 2011

Sua agenda é compatível com o plano de Deus para sua vida?

Um dos problemas mais graves que as pessoas enfrentam ultimamente é a falta de tempo. Existem alguns complicadores para que isto aconteça. Podemos enumerar: excesso de compromissos, carga horária do trabalho excessiva, trânsito, etc.

Você já parou pra pensar que quase ninguém inclui em sua agenda pessoal um tempo para servir a Deus?
É muito comum encontrarmos por aí pessoas tão atarefadas e cheias de compromissos que não têm tempo para servir a Deus. Algumas assumem compromissos que as impedem até de ir á igreja ou de tirarem um momento de oração, etc.
Você já parou pra pensar que a sua agenda pode estar incompatível com o plano de Deus para a sua vida?

Entretanto, antes de chegarmos à uma conclusão precisamos definir alguns conceitos. Tudo que existe na vida exige uma condição de equilíbrio. Ainda me lembro das aulas de Física na faculdade (bons tempos!). Me lembro que, antes de estudarmos uma equação complexa, fazíamos um cálculo aproximado a partir da equação de equilíbrio. Depois de entendermos o mecanismo de determinado fenômeno então colocávamos os termos relacionados à interferências do meio ambiente. O professor sempre dizia: "Uma equação rela é composta pelos termos da equação em equilíbrio mais o termos relativo às perturbações". Era muito comum analisarmos determinadas equações e identificarmos cada um destes termos. Em outras palavras, quando queríamos um cálculo aproximado de determinado fenômeno usavámos a equação simplificada. Se fosse necessário um cálculo mais próximo do real será necessário então adicionarmos os termos relativos às perturbações.
Tempos depois, cheguei à conclusão: isto também é verdadeiro no mundo espiritual. Tudo seria maravilhoso se a vida fosse resumida em uma equação de equilíbrio. Mas, se quisermos fazer uma análise real do que se passa na nossa vida, temos que avaliar também as perturbações que afetam o nosso dia a dia.
O exercício para se ter uma vida de sucesso é procurar manter o equilíbrio em tudo o que fazemos, ou seja, evitarmos as perturbações que podem afetar diretamente o nosso futuro.
Isto mesmo. Se quisermos ser bem sucedidos em tudo o que fazemos precisamos procurar uma condição de equilíbrio para os compromissos que assumimos. Isto inclui reservar um tempo especial para servir a Deus.
Quantas vezes estamos tão atarefados que não temos tempo para ouvir a voz de Deus? Quantas vezes nos encontramos perdidos em meio às nossas decisões e nem paramos para refletir sobre a vontade de Deus para a nossa vida? Eu diria que talvez a sua agenda não esteja compatível com o que Deus planejou pra você. Talvez você esteja tão ocupado, tão envolvido com os seus compromissos que você não tem tempo nem para receber a benção de Deus. Deus faz de tudo para chamar a sua atenção mas você não está nem aí.

Eu aprendi uma lição importantíssima quando fiz uma análise na história de Neemias. Lemos no livro de Neemias, a história deste homem que possuía um cargo de confiança junto ao Rei da Pérsia. Apesar de ser extremamente ocupado e ter um emprego invejável, Neemias ficou muito incomodado quando soube que os muros da cidade de Jerusalém estavam destruídos.Ninguém havia pedido nada a Neemias, entretanto, por iniciativa própria, Neemias propôs em seu coração reconstruir os muros da cidade. Mas como fazer isto se ele não tinha tempo e não poderia jogar fora um emprego tão importante? Neemias então orou a Deus e contou-lhe o que estava afligindo o seu coração. Lemos no Cap 2.2 de seu livro que o Rei Artaxerxes percebeu que Neemias estava triste e tratou logo de saber o que estava acontecendo. Não tenho como colocar aqui neste texto todos os detalhes desta história tão interessante. Quero apenas aqui fazer uma observação para que você possa entender o que é ter uma agenda compatível com o plano de Deus para a vida. Neemias relatou tudo ao Rei e pediu autorização alguns dias de licença par efetuar uma obra muito importante para a sua vida. Ou seja, a partir daquele momento, Neemias precisava ter tempo a´para executar uma obra que Deus havia colocado no seu coração. Aí que entra aquela velha história de definição de prioridades. Devemos exercitar em todos os momentos e observar o que realmente é importante para nós.
Quer ser abençoado? Quer ser bem sucedido em tudo que você fizer? Quer viver uma vida de felicidade e desfrutar o melhor de cada momento sem atropelos? Quer ter uma vida equilibrada e sem surpresas desagradáveis a todo momento?
Simples. Procure ter uma vida de equilíbrio. Torne a sua agenda compatível com o plano de Deus na sua vida. Pergunte a você mesmo constantemente: "Isto é compatível com o plano de Deus para a minha vida?"
Concluo dizendo que Neemias entrou para a história como um dos grandes heróis do antigo testamento porque soube definir as suas prioridades e tornou a sua agenda compatível com o plano de Deus para a sua vida.

Convido você a fazer a mesma coisa. Reserve um tempo para meditar no plano e na vontade de Deus para a sua vida. Faça um exercício de definição de prioridades e tenha bastante claro o que realmente é importante para você. Procure estabelecer um equilíbrio em suas atividades de forma que você tenha tempo para curtir momentos tão preciosos de comunhão com Deus. Não se esqueça de reservar um tempo para os amigos e para a sua família. É importante que você compartilhe seus momentos com quem você ama.
Daqui a alguns dias você vai notar a diferença que isto vai fazer na sua vida. Não espera a vida inteira para descobrir que você escolheu valorizar coisas erradas.

Abraço.

Pr Helio Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que legal receber seu comentário!

.